segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A MANUTENÇÃO DOS CROMADOS

No 1º dia de posts já tenho comentários, obgda a todos (as!)
Penso que a ideia de criar o blog é boa na medida em que me ajuda a registar a evolução do tratamento (se tudo correr bem termina em 2012, quando acabar o mundo, LOL).
Também é óptimo para partilhar dificuldades e etapas com outras pessoas que usem ou tenham usado aparelho nos dentes, pois sabem que este metal todo tem algumas implicações na vida.

Uma das grandes mudanças é que basicamente é 1íman para a comida, tudo vai parar aos pequenos espaços junto dos brackets e do arame.

Eu sempre escovei os dentes após quase todas as refeições, mas ao colocar aparelho esse é 1compromisso assumido: É PRECISO LIMPAR SEMPRE DEPOIS DE COMER, nem que seja 1iogurte ou fruta.
Isto porque o acesso à superfície do dente fica dificultado com toda esta armadura e há maior propensão para cáries e acumulação de placa bacteriana. 
Assim, são necessários CUIDADOS REDOBRADOS, material e tempo extra para limpar.

Num dia normal faço 6 ou 7 refeições diárias (peq-almoço, meio da manhã, almoço, meio da tarde, jantar e ceia).
Ao pequeno-almoço, almoço, jantar e ceia faço 1limpeza completa com tudo a que tenho direito.
Nas refeições intercalares se não tiver comido nada que se "entranhe" demasiado e se estiver a trabalhar faço 1escovagem mais rápida e com menos utensílios.

Mostro de seguida todo o "kit" de cuidados ortodônticos recomendado pela minha dentista.
Não sei se todos os profissionais aconselham o mesmo, por isso comentem o vosso caso concreto se for diferente do meu!


Aqui está:

- bolsa com tudo que anda sempre cmg, principalmente no estágio/faculdade ou quando vou jantar fora

- Elixir Ortho Kin específico para aparelho (de morango, o outro é horrível) +-10€
uso 2x por dia, de manhã e à noite 


- Elixir mais barato para combater a placa bacteriana +-2€
uso nas restantes escovagens


- Pasta de dentes Ortho Kin específica para aparelho
uso à noite, antes de dormir


- Pasta de dentes normalíssima mais barata
uso nas restantes escovagens


Relativamente ao Kit, contém tudo o resto essencial a uma sorriso metálico =)


 
- Escova de dentes normal 
(esta por acaso foi oferecida pela minha querida dentista e é da Ortho Kin, mas não me foi recomendada nenhuma em especial)

- "Unitufo" da GUM +-5€
é a escova verde com 1cabeça fininha, ideal para limpar junto à gengiva, dura-me 2meses.
a GUM é 1marca com imensos produtos para dentes e das únicas que tem unitufo.

- "Escovilhão" da Elgydium +- 8€ (2 unidades de 3recargas cada)
é o utensílio branco e azul, que consiste num escovinha minúscula que serve para lavar em volta dos brackets e entre eles.
A GUM tb tem escovilhão, escolhi este porque traz 2 e cada um tem três escovas.
Para mim 1escovilhão tem durado 1mês, portanto os que comprei dão para 6meses.

- Pasta de dentes minúscula da Orto Lacer (também específica para Ortodontia)
A minha dentista oferece-me estas amostras para andar na mala, dão 1jeitão

- Fita dentária
(uso só antes de dormir e dá 1trabalheira, mas é essencial)
Sei que há uns dispositivos condutores do fio dental para passar entre os arames, mas tenho-me desenrascado sozinha.

- Mini elixir Orto Kin

- Geleia real com pincel para aplicar
(os lábios tendem a ressecar imenso com o aparelho, nota-se em algumas fotos)

- Cera da GUM (herdada ainda da maninha) e silicone da Ortho Kin (oferecido pela dentista)
São fulcrais para mim neste momento, colocam-se nos brackets e bandas para não roçar e ferir o interior dos lábios.

- Gel "Afta Med" da GUM +-10€
É antisséptico e cicatrizante para as úlceras/abrasões provocadas pelo aparelho

- 1pinça que não é para o aparelho (não sou maluca) mas anda sempre comigo, LOL.




Estes posts têm sido enormes, espero que não apanhem 1tremenda seca a ler tudo.
Vocês também usam toda esta parafernália?




8 comentários:

dulcineia disse...

Oi Jo, então é assim não uso isso tudo :-) mas uso muita coisa...
Uso a pasta de dentes normal (sensodyne branqueamento a que já usava antes), tenho claro dois tipos de escovas de dentes, uso escovilhão (mas normalmente a escovagem dos dentes resolve tudo), uso um elixir para impedir a formação de placa bacteriana porque é-me muito dificil usar fio dental, e mesmo que não fosse, mal também não faz certo? adiante, depois tenho um produto vermelho que coloco de tempos a tempos nos dentes que realça zonas potencialmente mal lavadas (ficas com a boca toda vermelha mas aquilo passa rápido) e pronto, é isto, uso fio-dental quando tenho paciência para o utilizar porque tenho que usar do normal e dá-me uma trabalheira que só visto!
vais ver que os espaços começam a fechar num instantinho e quando deres por ela estás em 2013 e com um sorriso 5* ;-)

JoanaDC disse...

Obrigada pelo teu comentário, Dulcineia =)

Eu tb uso fio dental normal, dá imenso trabalho mas faço-o todas as noites antes de dormir, só falhei 1 até agr pq tinha ido sair e estava exausta. Mas só passo nos 6 dentes da frente (entre os espaços), nos molares como está a banda n csg.

Como se chama o tal produto vermelho que realça as zonas mal lavadas? Nc tinha ouvido falar de tal coisa, mas deve dar jeito!

Ah, e podes dizer-me +- o preço do elixir da OrtoLacer que usas? Tem sabor agradável? A minha dentista aconselha-me OrthoKin ou OrtoLacer pois são específicas para aparelhos ortodonticos. bjinho

Rita disse...

Olá Ju! Achei imensa graça ao ver as fotos pois realmente é necessário tudo isso para fazer uma boa limpeza. Quando comecei a usar aparelho recebi um kit com uma escova, pasta de dentes, elixir (tudo isto da Ortho Kin), uma amostra de fio dental, 3 escovilhões fininhos e um escovilhão um pouco mais grosso. Vou ter de substituir a escova de dentes devido ao uso mas quero uma igual. Quanto à pasta, tenho comprado sempre a da Ortho Kin (adoro o sabor dela e é a recomendada), tenho 2 escovilhões de diferentes espessuras da Elgydium (já vêm com algumas recargas mas nem todas as farmácias/parafarmácias vendem as recargas separadamente), tenho ainda 3 escovilhões iguais com o cabo curto e confesso que são os melhores para usar, confesso que os escovilhões de cabo comprido não me dão muito jeito para certos dentes. Uso ainda silicone da Ortho Kin e cera da Gum e fio dental com fluor da Elgydium. Como vês uso pouca coisa :P! Quanto a isso do Unitufo, costumo usar o escovilhão mas isso deve ser mais agradável de usar. Vou procurar.
Beijinhos

nana disse...

caramba to na mesma situação que vc porem arranquei os 4 pre-molares e 1 siso de uma vez so...adorei o blog...to me sentindo horrivel e outra coloquei o aparelho sublingual...vc nao vai precisar??

JoanaDC disse...

Oi, nana! Bolas, 4 pré-molares e 1siso de uma só vez???! Eu tirei 8 dentes, um em cada semana e mesmo assim acho que foi bastante "intensivo" embora não tenha doído...
O aparelho sublingual é basicamente para alargar a arcada dentária e a minha já estava demasiado "aberta", com os dentes projectados para a frente. Daí que não vou precisar.

nana disse...

ela falou que era para não deixar q os molare venham p frente e sim os da frente ir para trás. onde tu acha esses produtos da ortho kin??

JoanaDC disse...

Os produtos da Ortho Kin compram-se em qualquer farmácia, pelo menos aquelas que frequento. No entanto, nos dias que correm uso outra marca, Elgydium (vê os posts mais recentes).

estefani leal disse...

ola joana meu nome e estefani estou terminando meu tratamento para poder colocar meu aparelho, estou muito ansiosa, sempre quis colocar mas lendo seus depoimentos me assutei um pouco,mesmo assim adorei essa sua ideia. suas postagens ficaram otimas.obrigada!