segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

2010 ODISSEIA DENTÁRIA

Após um planeamento de 2 anos de uso de aparelho fixo (nada de expansores no palato nem capacetes para dormir, felizmente), a Dra (que é super profissional, simpática e atenciosa) redigiu uma carta a outro colega com as indicações para as 8 extracções de sisos e pré-molares e a ordem pela qual estas seriam realizadas.

Os primeiros dentes a sair seriam os 4 superiores (que estavam menos apinhados e seria benéfico agir mais rápido para a situação não agravar), colocaria aparelho em cima e posteriormente seriam retirados os 2 sisos e os 2 pré-molares inferiores, para poder ter a parte de baixo do aparelho.

De Novembro de 2009 a Janeiro deste ano decorreram todas estas extracções.
Retirei um dente de cada vez. Felizmente não tive quaisquer dores durante ou após as intervenções, foram todas relativamente fáceis e rápidas, com excelente cicatrização.


Entre Novembro e meio de Dezembro foram retirados os 4 dentes de cima e dia 15 de Dezembro foi colocado o aparelho superior.

Inicialmente coloquei somente os brackets (quadradinhos metálicos colados ao dente) e o fio de arame, pois não tive espaço entre os molares para colocar imediatamente a banda (anel metálico que serve de "âncora" para todo o movimento que irá ocorrer, por isso é colocado em volta de um dente forte, 1º ou 2º molar).

Os primeiros dias foram estranhos, com alguma pressão, sensação de corpo estranho e imenso metal na boca. Não foi super doloroso, comia alimentos mais moles e movimentava o lábio superior de forma diferente ao falar, mas no fundo fiz a minha vidinha com normalidade.

Decidi começar um registo fotográfico de toda a evolução, que actualizo mensalmente após cada consulta de controlo e activação do aparelho.

 

As primeiras borrachinhas (elásticos que fixam o arame ao bracket) foram douradas e este foi o aspecto da minha boca.

3 comentários:

Pitada de Rosa disse...

Eu gosto dessas, são a tua cara =) *

Isabela V. disse...

Olá! Conheci o seu blog ontem e adorei! Tenho 25 anos e sou do Brasil. Na 1ª semana de agosto começo o processo pra colocar os meus cromados! rs...
Seus dentes são lindos! São grandes... Os meus são minúsculos, qdo eu sorrir todo mundo só vai ver aparelho! Mas estou confiante, e vou usá-los mais pela saúde bucal do que pela estética, e tbém mais de olho no futuro como vc. Eu tenho sobremordida e mordida cruzada. Não precisei rancar nenhum dente, não tenho sisos! \o/
Abraços!

Anónimo disse...

realmente seus dentes inferiores são quase iguais aos meus...ainda acho que os meus são bem mais apinhados que o seu...