segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

THE BEGINNING

Olá! Bem-vindos ao meu blog onde basicamente irei acompanhar o meu progresso dentário com o uso de aparelho ortodôntico fixo, superior e inferior.

O meu nome é Joana, tenho 22 anos e sempre tive dentes saudáveis. 
Em adolescente tive uma cárie com restauração e foi mesmo o único problema... Tenho dentes "normais" em termos de coloração (não são amarelados nem brancos tipo celebridade) e sempre pratiquei boa higiene oral.


Cerca dos 20 anos emergiram os dentes do "siso" (terceiros molares) e foi aí que começou a festa. O que acontece é que tenho a boca demasiado pequena (eu SOU toda pequena, LOL), dentes grandes para o meu tamanho e com os 32 que é habitual termos o meu maxilar ficou sobrecarregado. 
Quando me dirigi ao dentista para abordar a questão já sofria de intenso apinhamento (dentes encavalitados!) principalmente nos dentes inferiores. Confesso que recorri inicialmente por uma questão estética, mas após opinião de dois especialistas em ortodontia o caso revelou-se bem mais grave. 

Em suma, além de o apinhamento piorar, corria o risco de no futuro (por exemplo numa gravidez ou menopausa em que as mulheres sofrem descalcificação óssea) os ossos não conseguirem suportar tantos dentes e estes começarem a abanar e a cair (MEDOOOO!) Mesmo a colocação de "pivôs" seria complicada, pois o maxilar provavelmente não aguentaria.

Posto isto e após uma série de raio-x, ambos os especialistas (de clínicas diferentes) me aconselharam a colocar imediatamente aparelho dentário fixo mas para tal teria de retirar 8 dentes (OiTO!), os 4 do siso e os 4 pré-molares, pois o apinhamento era tal que já não seria viável ter sucesso com extracção apenas dos sisos, principalmente na idade adulta.
Confesso que me custou bastante a ideia de retirar tantos dentes saudáveis (a maioria das pessoas extrai apenas 4). Optei pela dentista que já havia realizado tratamento de 2 anos e meio à minha irmã (com 4 extracções+aparelho fixo) que actualmente tem 1sorriso perfeito e tive mesmo de confiar que no fim tudo irá ficar perfeito e não vou ter consequências da falta dos dentes.

Isto passou-se em Setembro de 2009, quando fiz 22 anos e toda a odisseia dentária começou.

5 comentários:

dulcineia disse...

Muitos parabéns pela tua coragem, não é fácil andar de aparelho nos dentes (por muito que algumas vezes sejamos acusados de usar por moda)! Muitos parabéns pela partilha, vou ficar "colada" neste blog :-)

Beijinho metálico ;-)

Pitada de Rosa disse...

Joaninha, a ideia do blogue está muito gira! Quando puser aparelho, venho aqui ver as tuas dicas =)(e entretanto, venho vendo na mesma!) Boa continuação *

JoanaDC disse...

Dulcineia, eu tb estou colada ao teu blog, inspirou-me a criar este =)

Pitada de Rosa, tu entretanto tb vais ser metálica, ptt podes ir vislumbrando parte do que te espera, eheh!
Mas vai valer a pena, é 1esforço para ter dentes saudáveis e bonitos.
*

Anónimo disse...

Olá Joana... Pois... eu também já tive que tirar 8 dentes... exactamente como tu.. mas por razões diferentes. Vou ter que fazer uma cirurgia maxilo-facial. Tive que arrancar os dentes do siso por causa da operação, que ainda não fiz, e tive que arrancar os 4 primeiros pré-molares para recuar os dentes. O dentista disse-me que eu iria ter que usar aparelho durante 2 anos, mas já ando há 3anos e 10 meses com ele, e parece-me que não vai ficar por aqui.

Anónimo disse...

Joana, depois de pesquisar muito na net, eu felizmente achei seu blog. Estou fazendo tratamento tb e terei que arrancar os dois pré-molares, fiquei aterrorisada com esta notícia. Depois de ver sua evolução passei a acreditar mais no meu trat e tb visualizar tudo que irei passar. Me deu coragem, muito obrigada por sua imensa contribuição querida. Meu email é: cela_ferreira@hotmail.com, sou brasileira. Abraços.