segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Merry Christmas! Elásticos vermelhos e dourados, as cores Natalícias

Tive consulta de controlo no passado dia 4 de Dezembro, embora só agora tenha tido oportunidade de lançar este post.
Basicamente, continuo no processo de alinhar os dentes inferiores entre si. Os superiores já estão, mas de acordo com a minha ortodontista o meu maxilar inferior é super forte (o que é óptimo, porém, neste caso torna mais moroso o movimento dos dentes). Aos poucos, os buracos também vão fechando mas ainda são bastante notórios, embora há muito me tenha habituado a vê-los.

Tenho tido algumas abrasões (feridas, portanto) no lábio interno inferior, devido à forma como o arame metálico foi moldado para alinhar os dentes centrais. Não sei se é perceptível nas fotos, mas tenho uns "bicos" de ambos os lados destes 4 dentes, que magoam bastante. Continuo com o abençoado silicone que moldo em bolinhas pequenas e coloco nessas saliências, além do Elugel com propriedades antisépticas e cicatrizantes, que experimentei pela 1ª vez e tem dado resultado.


Os elásticos são vermelhos e dourados (achei adequado a esta quadra).







A médica continua super satisfeita com a minha higiene dentária, o que é mais 1estímulo para continuar (embora reconheça que a parte da fita dentária todas as noites é 1tremenda seca!).

Tenham um excelente Natal com os que vos são queridos e que 2011 seja um ano feliz a todos os níveis =)

Estarei de volta em Janeiro, a consulta é dia 15.

19 comentários:

Liliana disse...

Olá Joana,
Gostei muito das corres :D
Também uso elugel, quase desde o início do aparelho...é o gel maravilha, não só previne as lesões, como também acordo com um hálito bem agradável.

Beijinhos e Feliz Natal

Anónimo disse...

Olá Jo!

Daqui é a tua homónima again!! hehehehe
Olha, ando um pouco assustada com o expansor que te falei no teu post anterior, porque tenho lido que é um procedimento que deve ser feito no máx até à adolescência e eu já estou a caminho dos 27 anos! Gostava de ter uma 2ª opinião, porque acho que é sempre aconselhável! Estás satisfeita com o teu médico? Aconselhas? Onde é?

Desculpa tantas perguntas outra vez. Beijo**

JoanaDC disse...

Liliana: realmente estou rendida ao Elugel =) Feliz Natal e boas entradas para ti

Jo: conheço 1enfermeira que aos 28 anos usou o expansor. Estou super satisfeita com a minha ortodontista, é extremamente atenciosa, profissional e fez um excelente trabalho nos dentes da minha irmã, que tb usou aparelho há uns anos. Tem clínica em LX, na zona do Campo Gd, se quiseres saber mais detalhes pf dã-me o teu mail. *

Anónimo disse...

Lady_on_zed@hotmail.com!

Obrigada!! =)

Beijinhos**

Jo

Anatomicamente falando! "/ disse...

Adorei as cores !!! Feliz Natal e Próspero Ano Novo !

Rita disse...

Sinto saudades das idas ao dentista... Estou ansiosa para ver mais alterações nos meus dentes. Bem, pelo menos já não tenho vergonha de sorrir, o que já não é mau. O que eu não gosto mesmo é de comer em frente das outras pessoas, sentes o mesmo?
Vais ver que em breve estaremos com um sorriso lindo, afinal já usamos aparelho há 1 ano :)!

Anónimo disse...

Que bom finalmente encontrar um blog onde o ecran do meu pc parece um espelho a reflectir a imagem da minha linda boca de à 8 meses e meio pra cá (quase, quase...)!! =)

Uso aparelho ortodôntico e também tive q retirar os meus 4 queridos pré-molares, lindos e saudáveis (para além dos cisos q já n tinha)...
Neste momento também já tenho os caninos superiores no devido lugar (finalmente), agora é esperar pelos caninos da arcada inferior q tão um bocado mais teimosos, comecei a recuá-los bem mais tarde também por isso já era de esperar... A minha dentista também é super profissional e tem uma paciência cmg que é de louvar eh eh

A propósito, o Elugel, a cera, o silicone, o meu rico spray e gel da GUM e o meu colutório OrthoLacer também se tornaram nos meus melhores amigos :)

Vou acompanhando a "tua" evolução com entusiasmo também, assim como acompanho a minha...

**

Anónimo disse...

Ah, n poderia deixar de referir que somos colegas, também sou enfermeira recém licenciadíssima desde Julho!
(Por infinita tristeza minha ainda não estou a trabalhar, já recusei duas propostas para o estrangeiro pq n quero prejudicar o andamento dos meus dentitos, seria super dificil vir a Portugal para as consultas mensais)
De férias prolongadas contra a minha vontade, vou pensando em tirar o CAP eheh
*

Anónimo disse...

hello !

I'm sorry !
I'm french and I don't speak spanish... I try in english !
I hope that you can understand.
I just look at your pictures.
Your teeth look very nice, healthy, and very white.
Your smile is already perfect.
But, do you have filling teeth ?

Régis from France.

Anónimo disse...

nossa os buracos das extrações demoram a fechar né...estou satisfeita com meu tratamento mais estou vendo que vou ter que ter paciencia para ver meus buraquinhos fecharem,rsrs..bjoo adoro seu blog

JoanaDC disse...

"Anónimo", parece que temos então imenso em comum, até os teimosos caninos inferiores =)

Quanto a seres enfermeira no estrangeiro, pensa nisso. Também estou desempregada e em breve irei viver e trabalhar para Londres, se tudo correr bem. Não é difícil juntares 2ou3 folgas para vir a Portugal, os vôos são baratíssimos e consegues continuar as tuas consultas aqui. Sei de colegas que vêm tds os meses 2ou3 dias!

Já falei sobre o assunto com a minha ortodontista que acha que tomei a decisão certa. A contrapartida é que as consultas serão provavelmente mais espaçadas (de 6 em 6 semanas talvez, ou no máximo de 8 em 8) e consequentemente o tratamento será prolongado, mas sinceramente estou disposta a isso pela minha carreira.
O nosso "prazo de validade" está a terminar e nas condições actuais eu não quero ser enfermeira em PT.

É uma questão de ponderares se preferes prejudicar o teu tratamento (ou prolongá-lo no tempo) ou a tua carreira. Fica o conselho, acredita que é sincero.
Bjinho

JoanaDC disse...

Hi, Régis from France!

Yes, I had one filling teeth (by "filling" I understand the treatment used for cavities, is that what you are trying to say?), a molar one, where I have now the metal band/ring, when I was 12 ou 13, but the rest of them are completely healthy =)

If you meant the four GAPS I have now, my teeth (pre-molars) were healthy but I have to have them extracted, due to lack of space in my mouth, in order to start the orthodontic treatment. It's a common procedure in this type of treatments.

Oh, you can write in french, I actually have a french diploma and even if I'm a bit rusty I think I can understand you =)

Kisses

JoanaDC disse...

Ritinha, minha querida emigrante! =)

Bem, problemas em sorrir não tenho, embora não goste dos espaços que ainda são evidentes.

Comer, depende... Se for "de faca e garfo" à partida não tenho problemas (mastigo nos molares e não fica comida visível, embora em saiba que lá está alguma), mas se for "comida de morder/arrancar" tipo 1sandes não me sinto muito à vontade, pois parto com a mão em pedaços que coloco na boca, precisamente para não ficar nada preso aos brackets da frente. Dá-me 1aspecto 1bocado "tosco", "rude", "matarruano!" comer tudo à mão (pão, bolachas, pizza, etc) =P

JoanaDC disse...

Oi, Pris! =)
Pois é, paciência é algo essencial quando embarcamos numa aventura de aparelho nos dentes... Mas há-de valer a pena!
Também gosto do teu blog *

Anónimo disse...

Salut Joana !

Merci beaucoup pour ta réponse.
Je peux donc écrire en français puisque tu le comprends !
C'est super !!!
Tu l'apprends à l'université ?
Ca te permet d'améliorer ton français. Je suis désolé de ne pas pouvoir t'écrire en portugais. Je connais juste un ou deux mots car j'étais allé en voyage aux Açores. Je pense que tu connais ces îles portugaises. J'avais adoré les magnifiques paysages volcaniques, et les gens étaient très sympas !
Connais-tu ces îles ?
Je me souviens de l'île de Pico avec son volcan à la forme d'un cône parfait... Superbe !
Je voulais faire son ascension mais la météo était mauvaise.

Je reviens à ton blog et je trouve que tes dents sont très belles, surtout très blanches.
Tu as presque un sourire de star hollywoodienne !!!
Est-ce que tu utilises un dentifrice spécial ?
Quand se termine ton traitement ?
Est-ce douloureux ?
A propos de ton amalgame dentaire, est-ce sur une molaire du bas ? (je crois l'avoir vu ?)
As-tu des composites sur d'autres dents ?
Fais-tu les photos de tes dents toi-même ?

Voilà !
J'espère que tout va bien pour toi...
Merci pour ta prochaine réponse.
OBRIGADA !

Bisous !!!

Régis (de France)

Au fait, connais-tu la France ?

Bisous !

Anónimo disse...

Olà Joana !

C'est encore Régis (de France).
Encore un petit commentaire...
J'aime bien ton illustration. C'est très bien dessiné, le graphisme est vraiment sympa !
L'as-tu dessiné toi-même ?

Autrement...
En regardant à nouveau tes photos de tes dents, je trouve que tes incisives sont grandes !
Est-ce un effet d'optique ?
Ou, sont-elles réellement grandes ?

JoanaDC disse...

Salut, Régis!

Premiérement je dois te prevenir que mon niveau de français n'est pas merveilleux au présent, parce que en fait j'ai un diplôme par Alliance Française Paris mais ils se sont passées des années depuis que je l'ai terminé, je ne parle pas en français reguliérement donc excuse-moi les possibles erreurs orthographiques! Mais je comprends parfaitement ce que tu ecris =)

En ce qui concerne Açores, j'habite au continent et je ne connais pais ces îles, je souhaite avoir l'opportunité prochainement parce qu'elles sont tellement magnifiques.
De la France, je connais Paris, Poitiers, la région du Loire, quelque chose de Normandie et le fantastique Mont Saint Michel!

Maintenaint, les dents:
1. merci par les tes gentis commentaires =) Je ne trouve pas mes dents trés blanches!
2. J'utilise des produits dentaires spécifiques pour le traitement, je ferais un post sur ça dans quelques jours.
3. Le traitement aura une duration de plus ou moins 2 années, pourtant il se finira vers 2012 (il n'y a pas une
date precise)
4. Il est un peu douloureux (sourtout quand je visite la dentiste une fois par mois!)
mais supportable.
5. Oui, c'est seulement un molaire du bas qui a du composite.
6. Je fais mes fotos, je n'utilise pas du photoshop, mes incisives sont en fait grandes!
7. Le graphisme est un dessin animé, je l'ai trouvé sur l'internet!

Bisous

Anónimo disse...

Salut Joana !

Merci beaucoup pour ta nouvelle réponse ! C'est très sympa !

Je trouve que tu te débrouilles très bien en français... Félicitations !!!

C'est vrai que le Mont St Michel est fantastique !
J'aimerai le visiter un jour. Je n'y suis jamais allé. Il faut dire que c'est loin de chez moi. J'habite dans le nord-est de la France, près de Strasbourg.
J'ai encore quelques questions concernant tes dents...
Est-ce que les espaces vides vont se refermer correctement ?
Car je trouve cela impressionnant !
Combien de dents ont été enlevées ?
Et, peux-tu mastiquer facilement avec ces trous ?

A bientôt !

Bisous !

JoanaDC disse...

Oui Régis, les espaces vides vont se refermer correctement, je suis sure parce que je connais plutôt de gens qui ont eu les dents enleevés (ma soeur, par exemple) et au présent ont des dents normales, sans trous =)
Heureusement, je mange et mastique normalement.

Bisous, au revoir