segunda-feira, 6 de setembro de 2010

7º Mês: Rock the RED on again & The Summer of a Braced Girl

Hello!
Aqui estou eu de volta, após um Verão2010 que aproveitei ao máximo em todos os aspectos, não só porque estava realmente a precisar de férias e do respectivo descanso como também tenho consciência de que foi o último com férias GRANDES; em breve ingressarei no mercado de trabalho com todos os benefícios e pontos negativos que este acarreta.

Continuo bastante satisfeita por ter criado este blog, não só pelo seu objectivo central (documentar a evolução) mas também pela repercussão que tem tido. É sempre positivo receber comentários de quem me descobre, me coloca dúvidas pertinentes e continua a seguir-me. Obrigada a todos os leitores =)

Relativamente ao Verão em concreto, quais foram as principais mudanças relativamente ao ano passado (quando ainda n usava aparelho)?

No fundo, limitei-me a carregar o beloved kit de limpeza para todo o lado como sempre faço (remeto-vos para post antigo das tralhas que uso para a higiene ortodôntica).
Quando vou para a praia gosto de levar sandes, fruta e muita água (e não dispenso a boa da Bola de Berlim!). Depois não prescindo do meu cafezinho, de modo que arranjava smp companhia (BF, sista ou mommy) para ir tomar café depois de comer, levava o kit e ia ao WC escovar os dentes. Simples e eficaz. Obviamente não me punha com todos os pormenores e mil escovas e escovilhões, geralmente 1limpeza sumária com a escova vulgar (a que todos usam, ok?) era suficiente, só recorria às outras se ficasse algum resíduo difícil de remover.
Claro que prefiro aqueles WC com lavatório individualizado devido à privacidade, mas nunca deixei de realizar a higiene dentária nas situações mais constrangedoras em que as Sras me viam a lavar os dentes! O mais engraçado é que esta minha rotina conseguia quase sempre criar 1fila enorme no WC…
Quando ia jantar fora procedia da mm forma, o pessoal já está habituado a ver a Joana dirigir-se à casa de banho mais próxima de bolsinha na mão após as refeições, LOL!

Relativamente aos dentinhos em concreto...
Tive consulta este Sábado (4 Set) e basicamente estou em fase de mover o meu dente "anti-social" (teima em estar isolado e não andar para trás), o canino inferior esquerdo que há uns meses ficou 1semana sem o arame que o puxava. Foi quando tive a consulta de urgência mas é incrível o que uns dias sem pressão podem atrasar o progresso, neste caso 1semana sem arame = 1mês extra só para o mover.
De qualquer modo estou confiante de que desta vez vai ao sítio (pelo menos dói imenso, o que é sempre bom sinal!) e mal posso esperar para começar a mover os 4 dentes centrais para trás e ficar sem lacunas.

Anyway, a pressa é inimiga da perfeição e como tal continuo paciente e animada relativamente ao processo, já pude constatar em somente 7meses evoluções e movimentos fantásticos, de modo que me mantenho confiante =)

 



Escolhi elásticos vermelhinhos e como podem ver, o tal dentinho tem reforço elástico qb.
Cya next month, XoXo

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá JOana! =) Também me chamo Joana e vou pôr aparelho nos dentes dentro de pouco tempo! Estou na fase de extracção dos sisos! 2 já estão ... faltam outros 2! =/ Os meus dentes não são muito tortos, sendo que o que me levou a tomar esta decisão foi o facto de estar com "mordida torta". Já falei com o meu médico e cheguei à conclusão que vou optar por usar o aparelho de cerâmica. Tenho visto pessoas com ele e identifico-me mais ...! Sei que são um pouco mais frágeis que os metálicos ... mas fora isso o médico disse-me que os resultados seriam os mesmos! Sabes alguma coisa sobre este aparelho? suja-se mais? Tudo o que souberes dizer, é bem vindo! =) Aproveito para te felicitar pelo teu blog, que acabei por descobrir numa das minhas muitas pesquisas sobre aparelhos ortodônticos, e está um mimo! =) Fica bem e continuação de muitos sorrisos metálicos!*

JoanaDC disse...

Oi, homónima! =) ~
Como digo a todos, welcome to the Railway!

Olha, o que sei sobre o aparelho de cerâmica é que é mt mais discreto, não é tão resistente e é menos indicado para grandes movimentações, mas segundo me dizes nem tens os dentes demasiado tortos, ptt acho que podes acreditar no dentista, LOL!

Relativamente a ficar manchado, os casos com que estou familiarizada são de pessoas que fumam e bebem café com regularidade... Realmente queixam-se que no fim do mês os elásticos ficam amarelados, mas não o aparelho em si.

Penso que é 1situação a ponderares se gostares do café+cigarrito (podes sempre deixar, hein? =P). Eu tenho 1rotina de higiene bastante disciplinada e ainda assim notei com elásticos mt clarinhos que no fim do mês não estão iguais... Vê no post anterior a resposta que dei ao comentário do Sérgio, pode ser que te ajude!

Bjinho e espero que voltes =)

P.S: Good Luck com as restantes extracções, as minhas foram 1maravilha (sem sarcasmo, ok?)

Anónimo disse...

Obrigada pela tua resposta! Infelizmente fumo e bebo café ...! Não muito, mas ter "aquele" momento do dia em que bebo o meu café acompanhado de um cigarrinho sabe-me tão bem ...! lol Anyway, este pode ser um bom motivo para deixar de vez! Mais uma vantagem em todo o processo! =) Devo dizer que a extracção dos meus 2 sisos não foi nada simpática, principalmente a semana seguinte ... mas estou preparada para os próximos 2! Eles que venham! Estou decidida a ir para a frente com isto! Tenho 26 anos ... mas não vou ter qq pudor em usar aparelho, ainda para mais tendo o apoio absoluto do meu namorado, o que convenhamos, é sempre bom! hehe Só estou com 2 dúvidas, que terei que colocar ao meu médico, mas que se não te importares de me esclarecer agradecia, até pq é bom falar com quem vive com os "ferrinhos" diariamente! Ao fechar a boca, os lábios não ficam mais salientes devido ao volume dos brackets? E quando trincamos, os dentes de cima não tocam nos brackets debaixo, impedindo-nos de fechar a boca na totalidade?
Bom, é isso. Fico a aguardar um feedback! Andarei sempre por aqui a acompanhar a tua evolução, que até agora tem sido fantástica! **

Joana

JoanaDC disse...

Joana, obgada pelos comments =)

As minhas extracções foram 1maravilha, não tomei 1analgésico. Claro que não comia td o que queria e mastigava do lado oposto, mas correu td bem.
Suponho que isso dependa de imensos factores associados a cada pessoa (tipo de dente, limiar da dor, etc.)

O apoio do namorado é smp imptt, o meu tb tem sido impecável desde o início. Ah, e se por acaso tiveres receio que o metal atrapalhe o namoro (eu tinha!), fica descansada... Ao início pode ser 1cadinho diferente pq tu própria n estás habituada, mas ao fim de uns dias o teu namorado nem vai notar a diferença.

Relativamente às 2 dúvidas por ti colocadas:

- Sim, pode acontecer que os lábios fiquem mais salientes e que mal consigas fechar a boca (especialmente se as partes superior e inf forem colocadas simultaneamnt, vais ter a sensação de que o lábio n csg cobrir o aparelho), mas ao fim de uns dias os lábios estão habituados e vais fechá-la normalmente.
Eu tenho projecção das 2 arcadas para a frente e como a de cima tem 2meses de avanço no tratamento (foi colocada 1º), já está ligeiramente recuada, de modo que tenho o lábio inferior +saliente. Não gosto mt, mas com o tempo vai td ao sítio!

- A 2ª questão é-me +difícil responder adequadamente.
Suponho que isso dependa do tipo de mordida que tens, se os dentes superiores fecharem sobre (à frente) os inferiores é possível tocarem nos brackets.
Se vires as minhas fotos podes ver que não tenho essa particularidade (todas foram tiradas a "morder" normalmente), pelo contrário, os dentes de baixo são ligeiramente +salientes.

Apesar de ser smp vantajoso receber conselhos de quem já tem experiência (dar/receber conselhos foi tb 1propósito deste blog e como já disse podes dispôr smp que necessário!), não deixes de colocar essas questões ao dentista, por mt estúpidas que te pareçam!

1beijinho e boa sorte *

Sergio Cruz disse...

Olá Jo,

Bem nota-se que num mês a lacunas maiores fecharam pelo menos 1mm ou 2! E os dentes inferiores tb já estão mais para dentro. Parece-me um bom progresso.

**

JoanaDC disse...

Oi, Antero!

Sim, eu também noto alguma evolução, aconselho a tds tirarem fotos (ainda que não as publiquem num blog, como eu!), pois mts vezes ao espelho não notamos nada e comparando as imagens do mês anterior há, de facto, mudanças evidentes =)

Quanto ao lavares os dentes no emprego (comment do post anterior), ao início tds vão brincar ctg sobre o assunto, mas dp habituam-se. Eu sempre lavei os dentes nos vários hospitais onde passei (hoje sou enfermeira e na altura que coloquei aparelho era estagiária), espero começar a trabalhar em breve e não duvides que vou ter o kit de limpeza sempre cmg =)

Beijinho e espero que continues a seguir-me

Sergio Cruz disse...

Olá Joana!

Aparelho colocado hoje! I'm thrilled! not... 2 ou 3 anos com isto hmm.... ainda não estou bem a acreditar :)
O aparelho de cima é estético (safira) e o de baixo é metálico, por isso poderei comentar ao longo do tempo as vantagens e desvantagens dos dois.
Fico com um falar um bocado esquisito mas isso já é o normal nas pessoas que colocam aparelho.
Outra coisa interessante é não se notar assim grande saliência nos lábios, se se notar é pouco perceptível.

Apetece-me andar sempre com os dentes de fora, mas é só porque é mais confortável não é que tenha vontade de rir... lol


Só tenho de comprar o kit de ferramentas de limpeza e pronto.

Uma dúvida Joana: Como é que fazes por causa dos beijinhos ao namorado? :D
Isto não ajuda muito com os beijinhos digo eu. :)


fica bem beijinhos

JoanaDC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JoanaDC disse...

Oi, Sergio!
Não te esqueças dessa data, vais querer comemorar:
"1 mês... 2 meses... Heina, UM ANO, já só falta +- outro tanto!" (juro que vou fazer 1festa qdo fizer 1 ano, se este fosse 1blog fashion, daqueles sobre vernizes e make-up até fazia um "giveaway", mas com este tema é lixado, não vou oferecer escovas de dentes, LOL!).

1 conselho que +tarde irás adorar ter acatado: tira fotos! Destes primeiros dias. Mesmo que nunca mostres a nng, ponhas ocultas no teu pc, na +recôndita pasta. Porque mais tarde vais adorar comparar, penso que terás ainda +alento e disciplina no tratamento, ao teres estímulo positivo visível...

Bem, deve ser interessante teres partes do aparelho diferentes, gostava imenso que me fosses dando feedback das vantagens/desvantagens de cada uma. Se não for indiscrição, podes explicar-me pq são distintas?

Ok, falar é mau, falar é mt mau... Eu avisei que toda a gente ia notar ("Joana, pára de fazer esses trejeitos horríveis com a boca, que mania irritante!", "Opa, n csg! N csg controlar isto, n me chateies pq incomodada já eu estou!" LOL) mas confia em mim quando te digo que vai voltar ao normal, vais conseguir falar bem e fechar a boca totalmente e sem necessitar de forçar (eu nunca na vida me tinha babado a dormir, e os primeiros dias foram engraçados, que eu dormia smp de boca aberta, involuntariamente!)

A saliência não costuma ser muita e tende a melhorar. Neste momento parece que tenho o lábio inferior saliente mas é pq o de cima já recuou 1pc.

Ora, e agora o assunto delicado, ahah!
Bem, para começar não é assim tão delicado mas é realmente pertinente. Assim sendo, acerca de beijinhos e tudo o resto (deve ser aplicável a rapazes e raparigas):
1º: Tudo volta a ser COMO ERA DANTES. Nem mais, nem menos.
2º: Temos mil paranóias em magoar e ferir a outra pessoa, mas não conheço nenhum caso (tenho várias amigas com ferrinhos).
3º Se ao início vai ser diferente? Vai. Mas sabes, agr que pondero sobre isso, penso que é mais por receio nosso, acabamos por estar mais retraídos. Vai ser tudo mais lento, mais cauteloso. Aos poucos, esquecemo-nos do aparelho.

Por último, o kit de limpeza é mt imptt.
Posso dar-te 1dica que provavelmente poria em prática se fosse homem. Como sou mulher posso andar com bolsinhas da Lancôme para maquilhagem cheias de tralhas ortodônticas (já não uso a bolsita transparente do post). Claro que há 1espécie de necessaires para homem, mas se usares um estojo de canetas/lápis/etc nng vai reparar e os colegas no escritório não vão poder gozar ctg =P

Obgda pela partilha, continua a contar coisas e BOA SORTE!

*

Sergio Cruz disse...

Olá Joana,

Não me vou esquecer da data de colocação do aparelho porque foi poucos dias antes de fazer anos. Rica prenda de aniversário! :)

Tenho tirado umas fotos sim também influenciado pela tua ideia de ver a evolução da coisa ao longo do tempo, mas acho que as fotos são tão feias que não consigo mostrar a ninguém ainda, talvez mais tarde.

Fui arrancar hoje um dente pré molar. apanhei um choque emocional terrível que a doutora até ficou espantada. Não me doeu nada, nem me dói nada, mas sentir a pressão a puxar e o dente a ranger e a partir ao sair é desconcertante. Tenho quase pavor a isto, por isso é que não ia ao dentista à 20 anos ;)
Ainda tenho de arrancar outro dente.. oh não.

O aparelho estético até agora não tive problemas nenhuns com ele. Visualmente é diferente porque os brackets são transparentes juntamente com o arame branquinho ajuda-me a sorrir mais descontraidamente. Coloquei este só na arcada superior por esse motivo e porque tenho desconto da fábrica onde trabalho e assim com o inferior em metal ficava tudo no mesmo preço de ambos em metal sem desconto.
Outra coisa que noto é que o aparelho em metal inferior parece-me ter as arestas mais aguçadas, o de cima não me magoa tanto, talvez por ser mais espaçado e com brackets um bocadinho maiores, mas entretanto já me habituei a isto.


LOL eu penso que não me babo a dormir, não ainda n dei por isso. A falar tb estou a conseguir ter uma melhor dicção, os ‘f’ é que falham mais. :)

Tenho agora a escova normal, mais duas mini escovinhas cilíndricas que levo para lavar os dentes no trabalho, mas tem que ser só uma coisa rápida para não demorar muito tempo porque só tenho 30 minutos p comer, depois em casa trato melhor da limpeza.

Obrigado pelas dicas dos beijinhos, só falta agora ter alguém para os dar. aiai :)

Boa sorte ***