sexta-feira, 23 de julho de 2010

Para o Verão: elásticos azuis turquesa!


Ontem, dia 22 de Julho fui a LX para a consulta de controlo mensal (a Dra dará consulta na minha zona de residência no próximo Sábado, mas estarei no Algarve nessa altura).

Como se pode observar, o movimento dos caninos superiores está completo. Os inferiores ainda não estão na posição pretendida (de salientar que a arcada inferior tem 2 meses de atraso no tratamento relativamente à superior) todavia já houve evolução.
O canino inferior esq tem bastante diferença do dto porque se bem se lembram houve aqueles problemas em que a ligadura metálica se soltou e a pressão exercida nunca foi tão forte, mas com o tempo tudo há-de ir ao sítio...

Os 4 dentes centrais inferiores estão projectados para a frente, foi devido à pressão das molas (que é maior para empurrar o canino, mas acaba sempre por empurrar também os outros) e a Dra avisou que tal ia acontecer.
De qualquer modo, assim que todos os caninos estiverem no local devido, os dentes centrais começarão a ser puxados para trás e já não terei "boca de silicone", LOL!

A fantástica Dra lá me muniu das mini pastas de dentes habituais que andam sempre comigo e agora só volto a ter consulta na 1ª semana de Setembro (toda a gente tem direito a férias, não é?), ou seja, ficarei 1mês e meio com elásticos turquesa, cor de que gosto bastante e achei divertida para os meses de Verão.

Até Setembro *

11 comentários:

Liliana disse...

Olá Joana, tudo bem?

A minha consulta de controlo foi no dia 23 de Julho e em prol da época que se avizinha achei que devia ter um sorriso colorido (azul claro e cor de rosa). Os teus dentes estão em franco progresso, parabéns por isso e pela boa disposição que deixas transparecer nos teus posts.

Beijinhos metálicos e boas férias:)

JoanaDC disse...

Obrigada pelo teu comentário, Liliana, és smp bem-vinda aqui.
Tal como tu, acho que o Verão é propício à escolha de elásticos coloridos e estou a adorar os meus azuis, até tenho verniz das unhas a combinar, eheh!
Beijinho e boas férias tb para ti =)

Ronaldo Brasil disse...

Olá! Muito bom teu blog!

Adorei e seguirei!

Beijão!

Sergio Cruz disse...

Olá.


Espero que fiques com o sorriso que desejas.
Tenho 29 anos e ainda vou colocar aparelho fixo superior e inferior.
Um dente canino muito feio e os inferiores também um bocado tortos, dificultam um bocado a vida social, tb é um ponto negativo na auto-estima :\
Já devia ter avançado com isto à mais tempo mas os meus pais não se preocuparam com o assunto, e eu por medo dos dentistas não quis saber... mas agora é que vai ser a sério! Hei-de ficar com os dentes certinhos nem que arranque tudo e meta pivots!

vou seguir os teus posts e a evolução com atenção.

cumprimentos

JoanaDC disse...

Olá, Antero!
Bem-vindo ao meu blog, espero que disponhas deste espaço sempre que necessites =)

Conheço de facto pessoas até com + de 30 anos a colocarem aparelho ortodôntico (há grupos no facebook e tudo!) e cada vez mais acredito na velha máxima "mais vale tarde do que nunca".

Realmente o meu caso foi diferente, tudo começou aos 22 anos porque até cerca dos 20 tinha 1sorriso impecável, não foi desleixo ou receio como perceberás se leres o blog desde o início. O que realmente importa é que já constato fortes evoluções, já passaram 6 meses e aprendi facilmente a viver com isto.

Não me arrependo e penso que jamais me arrependerei, 2 anos passam a correr e acredito que ficarei com 1sorriso fantástico =)

Espero que continues a seguir-me e qualquer dúvida já sabes =P

Sergio Cruz disse...

Olá Joana

tens razão, mais vale tarde do que nunca. Já perdi várias oportunidades de todas as naturezas por causa da minha consciência e falta de auto-estima na aparência.
Time to move on...

Dentro de duas semanas devo ter os ferrinhos nos dentes. Vou colocar aparelhos estéticos com brakets transparentes e o ferrinho branco, para não se notar tanto.

Quando usas o aparelho nota-se alguma saliência no lábio superior? Tipo o lábio mais saido?

Não sabia da existência desses grupos do facebook, vou procurar.

Fica bem. bj :)
Sergio

Rita disse...

Olá Ju :)! Adoro os elásticos azuis turquesa. É nestas alturas que tenho pena de não usar elásticos. Eu também não tive consulta no mês de Agosto, apesar de o consultório estar aberto. Vou ter consulta dia 8 de Setembro :)! Fico sempre contente quando vou mudar o ferro do aparelho porque é sinal que estou cada vez com os dentes mais direitos e é tão bom ver a evolução. O meu dentista mandou-me uma carta no meu aniversário, a qual tem duas fotografias tiradas no dia em que meti o aparelho. Tenho de te mostrar a carta. É curioso ver que tinha os dentes bem mais tortos do que aparentavam.

Beijinho

JoanaDC disse...

Sérgio (A.K.A. Antero, um nome bastante avant-garde para os dias que correm!)

cuidado com os aparelhos transparentes/brancos se beberes café ou fumares (I do both, shame on me!).
O feedback que tenho de algumas pessoas que os usam/usaram é que tendem a manchar +facilmente.
Pelo que sei não são os brackets e o arame em si que mancham, mas os elásticos, pq tendo em conta que vai ser tudo branco/transparente é natural que ponhas elásticos em consonância, caso contrário não faria qualquer sentido.
Eu própria sou 1pessoa super cuidadosa na higiene e já me apercebi que elásticos clarinhos (tipo rosa bebé, amarelo...) ao fim do mês ficam smp manchados, de modo que tenho optado por cores +fortes ou prateado/dourado se pretender algo +discreto. Informa-te sobre isso, ok?
Ah, diz-se por aí que vinho tinto e tudo o que tenha caril/açafrão tb são do melhor para manchar...

Relativamente à "saliência de lábios" (LOL), quando o colocares vais sentir que o lábio não tem capacidade de se sobrepor ao aparelho, entendes o que quero dizer?
Eu tive aquela sensação de boca constantemente aberta, falava de modo diferente (não em termos de dicção/som, mas do modo como movia os lábios) e fechava a boca de maneira estranha, como que a forçar o lábio a tapar o aparelho. De referir que notei mais a diferença no aparelho superior do que no inferior.
Anyway, ao fim de uns dias já te habituaste e sim, a boca vai fechar normalmente, mm qdo estiver minada de ferro!

Eu tenho neste momento o lábio inferior projectado relativamente ao superior, mas é pq os 4 dentinhos da frente ainda n se moveram para trás, além disso as molas que levam os caninos para trás (check the pics, please!) exercem smp 1certa pressão nesses 4 para a frente, entrett espero começar a "puxar" td para trás e perder o lábio "à la Sofia Aparício" =P

Imptt nesta fase inicial:
- Habituares-te a realizar 1higiene correcta (é 1 seca mas tem mm de ser, estou smp a dizer que n vale de nada daqui a uns tempos ter os dentes super alinhados mas cheios de manchas que por vezes se tornam irreversíveis!), provavelmente o teu ortodontista vai providenciar-te 1kit de limpeza e conselhos úteis.
- Munires-te de cera/silicone e, se necessário, gel cicatrizante para abrasões ortodônticas (a mnh médica dá-me a cera/silicone, embora já n use há uns meses).

Bem, anything u need... já sabes =)
Boa sorte & Welcome to the Railway *

JoanaDC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JoanaDC disse...

Rita:

como sempre estamos em sintonia, eu vou ter consulta no dia 4, tenho smp num Sábado e tu na 4a feira seguinte! =)

Realmente a parte dos elásticos acaba por ser divertida se levarmos este processo de ânimo leve, gosto das corzitas mas o que realmente importa é o resultado final e pelo que sei o teu tipo de aparelho é super eficaz.

Ah, vou adorar ver essas fotos, a minha dentista tb tirou algumas minhas, mas antes de colocar aparelho ou realizar as extracções, mm no início de td!

É smp bom termos imagens em concreto para podermos comparar e até sentirmo-nos incentivadas neste processo, essa é 1das razões pela qual criei este blog...

1bjinho azul turquesa, que em breve terá outra cor =)

Sergio Cruz disse...

Antero é um pseudónimo para eu poder dizer o que me apetece no blog sem ninguém saber quem sou. :)

Quanto ao aparelho estético, é apenas uma tentativa de não me sentir tão constrangido com os ferrinhos, mas de qualquer maneira apesar de ser mais discreto não sei se vou ter muita vontade de mostrar os dentes.
Não bebo café nem chá nem fumo por isso espero que não fiquem manchados. Se calhar vão precisar de mais atenção e mais cuidado com a limpeza, mas logo se vê.
Toca a lavar os dentinhos no trabalho todos os dias, vai ser giro quando começarem a perguntar se venho p trabalhar ou p lavar os dentes. ;)

Já ouvi dizer é que os brakets metálicos podem manchar os dentes irreversivelmente o que não acontece com as safiras transparentes.
Para quem nunca viu, nesta página podem ver uns brackets de safira
http://www.ortodontista.net/blog/tag/brackets-de-safira/

Obrigado pelas dicas, é sempre muito útil.

boa sorte **