sábado, 10 de abril de 2010

POWER CHAINS! (3 meses de aparelho completo) + amarelo & laranja para a minha mana =)

E lá se passou mais 1mês com a boca metalizada...
Hoje fui à consulta de controlo ortodôntico às 14h30 e acabei agora de lanchar 1iogurte e 1pão mt molinho, com mais dificuldade e lentidão do que o normal.
Dores? Nem por isso, é mais uma pressão à qual já me vou habituando.

Durante o mês de Março voltei a ver evoluções, claro que não tão evidentes pois agora os dentes já estão praticamente alinhados entre si.
Contudo, notei que os espaços deixados pelas extracções dos pré-molares têm fechado aos poucos e já tenho alguns espaços entre outros dentes que não tinha (por exemplo no meio em baixo, que antigamente estava tão apinhado que nem conseguia passar fita dental!).

De forma a não ficar igual ao Nuno Guerreiro (LOL, a Dra riu-se com esta expressão) foram colocadas "Power Chains" ou cadeias, que basicamente são elásticos normais em volta dos brackets mas unidos entre si por elástico também, com o objectivo de não deixar os dentes se afastarem demasiado entre si. As minhas são prateadas e vêem-se perfeitamente na foto.
Os elásticos amarelos e laranja são em homenagem à minha maninha, que também já usou aparelho e hoje tem dentes perfeitinhos =)


Hoje resolvi tirar fotos à luz natural, as anteriores eram com iluminação artificial e ficavam demasiado brancas ou amareladas. Esta é a coloração dos meus dentes à luz de 1lindo dia de Primavera =)

Continuo a ficar com os lábios mais ressequidos no dia da consulta, passo 1bom tempo de boca aberta e depois também a tirar as fotos. No dia-a-dia nem por isso, mas também uso mais bálsamos do que anteriormente.

De resto, já me habituei a viver com isto.
Ao ponto de levar o "kit de limpeza" para a night, pois uma das discotecas que mais frequento serve morangos com chocolate à 6a feira e pizza ao Sábado. Claro que aí não vou a correr para a casa de banho lavar os dentes, mas se por acaso ficar com comida agarrada tenho as minhas 3 escovinhas!
Estive 2 semanas no estrangeiro com amigas da faculdade, ao fim de uns dias depois das refeições elas já diziam em coro "Onde é que vai a Joana agora? Lavar os dentes!"
É o cúmulo, certo?
Mas tenho recebido elogios da minha ortodontista relativamente à higiene, e ainda por cima fumo e bebo sempre 1 ou 2 cafés por dia (essenciais na vida de 1enfermeira!), de modo que tenho cuidados extra... Não vale a pena ter dentes direitinhos mas todos manchados daqui a 2anos!

Obrigada por todos os comentários que tenho recebido, continuem a seguir-me e até dia 15 de Maio *

9 comentários:

Anónimo disse...

Maninha está tão melhor. :D E claro, adoro a combinação de cores. Perfect. Vais ficar c um belo sorriso tridente. LY **

Liliana disse...

Olá Joana!
Admiro a tua coragem relativamente às cores, já disse a mim mesma que vou experimentar todas até ao fim e no último mês vou colocar um de cada cor...despedida em grande:) Fiz manutenção na semana passada, uso uns elásticos (no meu caso para corrigir o encaixe entre os dentes superiores e os inferiores) que me provocam muitas dores nos primeiros dias. Estou muito satisfeita com o uso do aparelho acho que é algo que vale a pena e vendo as tuas fotos ainda reforço mais aquilo que digo, não é moda somente é também uma necessidade:)No teu caso notam-se já grandes diferenças!
Fica bem e "bons caminhos de ferro"

JoanaDC disse...

Liliana:
a minha convicção relativamente às cores é que de qualquer maneira terei de usar o aparelho durante 2anos, portanto sempre me posso divertir e brincar 1bocado com isto =)
Tu notas e as pessoas notam que usas aparelho, quer uses elásticos mais coloridos ou mais discretos...

É engraçado porque tb já disse a mim mesma que no último mês coloco um de cada cor...
e em Julho vou fazer a "bandeira de Portugal", amarelo ao meio, verde de 1lado e vermelho do outro, para apoiar a selecção, LOL!

Eu acho que tb vou usar esses elásticos que ligam a parte de cima à de baixo, a minha irmã usou e realmente diz que são super incómodos... Mas deve ser numa fase mais avançada do processo!
Enfim, é o preço da saúde e estética oral, vale a pena =)

1bjinho e obgda por me seguires *

Pitada de Rosa disse...

Ju, na próxima 3ª junto-me ao grupo do sorriso metálico :D I'm happy! Beijoca*

JoanaDC disse...

Boa, Nocas! =)
Vais ficar giríssima como a tua irmã e eu, LOL...
Não desesperes ao início qdo n csguires fechar bem a boca, sentires que falas de forma estranha... É tudo normal e volta a ser o que era ao fim de pouco tempo. Dp às vezes até te vais esquecer que tens aparelho!
Ah, tb é possível que passes fome (eu mts xs preferi passar fome do que sentir a dor de mastigar), mas só nos 1os dias. FORÇA!
Bjinho metálico

Anónimo disse...

ainda não tive coragem de colocar os elasticos assim de duas cores,mais achei super legal o seu...estou pensando quem sabe no mês que vem eu coloco né...

claudia disse...

Eu no inicio também usava elásticos de varias cores agora é sempre cinzento mas confesso que adorei essa combinação de cores fica super lindo. Também arrancaste os pré molares também eu durante um bom tempo vou ficar sem rir lol mas custa muito e la de vez enquanto esqueço-me e la me riu e os buracos ficam a mostra lol

Anónimo disse...

Olá, meu noivo usa aparelho e vai extrair os pre-molares na proxima semana. Só que nosso casamento está marcado para maio do ano que vem. Será que até lá o espaço entre os dentes já fecharam? Quantp tempo demorou para que os seus ficassem juntinhos?

Beijo e parabéns pelo blog.

JoanaDC disse...

Anónimo:
Eu extraí os pré-molares em Novembro e Dezembro de 2009, tenho o aparelho há exactamente 1 ano e meio e como vês pelas fotos recentes (últ post, 31 Julho 2011)e ainda lá estão os buracos, embora mais pequenos mas não ficariam bem em fotos de casamento =/ Esse dentista deve ser genial ou louco, pq em menos de um ano é supostamente perigoso mover os dentes a esse pto, é preciso que o maxilar aguente os movimentos e se adapte. Eu diria que duvido, mas cada caso é diferente... Boa sorte!