quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"No pain, no gain"/TPC - Setembro 2012

Eu sou uma daquelas pessoas que acreditam convictamente que há que sofrer, suar, insistir, penar um bocadinho para algumas metas sejam alcançadas. Há poucas coisas na vida que nos são oferecidas numa bandeja.


Estive em Portugal e tive consulta no início do mês, claro que tirei fotos mas não senti necessidade de actualizar o blog.
Continuamos naquela fase que requer paciência (muuuuuita paciência, Joaninha), porque as mudanças continuam a ocorrer, mas são mais óbvias para a dentista e para mim (no que toca a mastigar, a forma como fecho a boca, como sinto a minha articulação madibular) do que o que é visível em fotos.

Desta vez, 3 semanas depois tive nova consulta.
Entre si, os dentes estão praticamente perfeitinhos. À primeira vista pode até parecer que estou pronta a banir os ferros.
A mordida, nem pensar. Já não pareço a Sofia Aparício quando fecho a boca, certo. Mas ainda não atingi a perfeição e já aqui disse (várias vezes?) que depois de tanto tempo, dor e investimento, o objectivo não é menos do que a perfeição.
Se tudo correr bem, serão mais uns meses =)


Vá, vocês querem é fotos:






Tal como disse, provavelmente não notarão grande diferença em relação às anteriores.
Elásticos azul escuro e "azul estrunfe", um aro rectangular duro e inflexível em cima, outro cilíndrico e com memória, mais flexível em baixo.

Mas desta vez, quando a Dra disse "Joaninha, vou mandar-lhe trabalho de casa", eu sabia o que aí vinha.
Elásticos inter-mandibulares.
2 à esquerda, 1 à direita. Triangulares.
Uso-os durante 12h diárias, só removendo para comer e depois coloco uns novos. Supostamente, farão maravilhas na articulação e mordida.

A verdadeira mordaça à Hannibal the cannibal, é como eu os sinto.
Abrir a boca é um verdadeiro tormento. Não consigo fazer aquele movimento de "espalhar o batom", estão a ver? Falar é uma odisseia, a dicção é perfeita mas a forma como mexo a boca, credo!
Basicamente, é a sensação de que tenho algo não simplesmente a fechar-me a boca, mas a cerrar os dentes com toda a força.
Se dói? Dói. Tudo isto foi ontem e obviamente que vai passar e deixar de doer, mas quando algo me impede de dormir convenientemente, é DOR A SÉRIO. Que eu não sou pónei nenhum!
O que faço? Nada. Aguento. Digo umas ansneiras e faço beicinho quando me perguntam "Isso dói?" E sou eu quem, a seguir às refeições, vai lavar os dentinhos, respira fundo, conta até três e os coloca de novo.

NO PAIN, NO GAIN.



Até Novembro (1mês e meio para a próxima consulta)
JO*



9 comentários:

Alexandra Neto disse...

HELLO!!! :D

Olha os meus em 9 meses fizeram uma diferença abismal mesmo :) Neste momento só noto a mordida ainda muito longe da perfeição, por isso penso que ainda vá sofrer o mesmo que tu eheheh Mas vale TUDO, porque olho-me ao espelho e fico super feliz de me ver assim :D

Anónimo disse...

Olá,

gostaria de saber se você percebeu se sua boca "murchou", ou não? Extraí os mesmos dentes que você extraiu, mas tenho medo da boca parecer murcha.

Anónimo disse...

oi,
percebi varias mudanças durante esse um ano de aparelho, teve um período que qdo encaixava meus dentes tinha um espaço enorme.. Nesse momento não estou gostando de como estar, mas tenho que esperar o resultado final.

JoanaDC disse...

Xana:
as maiores alterações ocorrem principalmente durante o 1º ano de tratamento. Tira fotos de cada mês, vais adorar comparar!
E sim, vale mesmo a pena =)


Anónimo:
essa da "boca murcha" é que não entendi muito bem.
Ora, quando temos dentes a mais e eles estão projectados para a frente, acabamos por ter aquela boquinha que parece quase silicone, a atirar para o ordinário de tão artificial que fica.
Em meninas como a Lana Del Rey a coisa assenta que nem 1luva, mas não sendo eu a querida Lana, prefiro a minha boca normal.
O que posso dizer é que, após extracções e alinhamentos, a minha boca voltou ao normal. Não está murcha coisíssima nenhuma. Suponho que é o que se prentende.


Anónimo 2:
Esta é a parte mais difícil e morosa do tratamento, como já aqui salientei. É esperar, SENTIR as diferenças (eu noto a mastigar, por ex!) e confiar que o fim está próximo =)

Aline disse...

Olá, primeiramente gostaria de te parabenizar pela iniciativa desse blog. Minha história é bem parecida com a sua quanto a extração dos dentes ... são 8 tbm :o Fiquei super assustada quando o dentista falou, procurei outro e ele falou a msm coisa. Através do raio x foi possivel observar que o meu siso nasceu deitado, e isso poderia se tornar cancerígeno :o Então irei extraí-los e tbm os 4 pré-molares. A dentista inicialmente está fazendo um teste, estou em minha 2ª manutenção e não extrair nenhum por enquanto, ficarei 6 meses sem extrair, se não houver nenhum resultado, irei extrair msm. Estou mto receosa com isso, fico preocupada em questão de estética msm ... o q vc achou em ficar sem os pré-molares ??? Quanto a dor, é ... tbm senti mta dor no inicio das manutenções ... coloquei aqueles separadores azuis -.- e agora coloquei o anel. Gostaria de saber sobre esses elásticos brancos q vc colocou em sua ótima foto, pra q servem ???? Bjs e mais uma vez parabéns pela iniciativa.

JoanaDC disse...

Aline:
Na altura criei o blog porque, após pesquisar arduamente pela Internet, havia pouquíssimos. Pensei que os relatos do meu processo poderiam ser interessantes e úteis a quem, tal como eu, coloco aparelho na idade adulta.
Quanto à extracção dos pré-molares, no início é um pouco trágico vermo-nos "desdentadas", mas eu pensei nisso como um meio para atingir um fim e até hoje não me arrependo.
Boa sorte*

Rita C. disse...

Olá Joana estou na tua situação com a cena dos elásticos também :)No meu caso fui operada. Mais um mes ou dois e tiro os ferros ehehe. Passa pelo meu blog se puderes.

Anónimo disse...

Oie Jo... entao
eu depois de mais de 1 ano de aparelho extrai 4 pre molares, acho que foram os 2 pre molares se nao me engano, e eh muito chato, antes de extrair a dentista disse que em torno de 7 meses fecharia, esta fechando so que eu extrai meio do ano ou seja ja temm uns 5 meses e ja era pra tem bem fechado e nao ta tanto, ela disse que primeiro os de baixo e quando conseguir os de cima fecha mais rapido... Mulher eu tou muuuuuuuuuuuito anciosa com as tuas manutencoes, pq eu tou me baseando pela tua kkkkkkkkkkkk eu nao quero ver tu ficar com mais de 3 anos de aparelho nao kkkkkkkk, pq tou me baseando pelas tuas, entao posta mulher as manutencoes, principalmente quando tu tirar avisa aqui kkkkkkkkkkkkk mas creio que ainda tem a contencao ne?
Bjao
Raquel

JoanaDC disse...

Raquel:
Pressa não é grande companheira nestas coisas. Sempre ouvi dizer que é inimiga da perfeição. E eu quero nada menos do que a perfeição.
Colocar aparelho na idade adulta é muito mais complicado do que na adolescência, os maxilares já estão totalmente consolidados (os meus são mm fortes!) e tudo mexe mais devagarinho.
Sinceramente, pela minha experiência, não acredito que os espaços fechem em 7 meses, os meus demoraram muito mais, mas cada caso é particular e quem sou eu para contradizer a sua dentista...