domingo, 31 de julho de 2011

"Devagar se vai ao longe"... Julho 2011

Estou bastante em cima do acontecimento, já que a consulta de controlo ortodôntico foi ontem por terras lusas e aqui estou eu a fazer a actualização, antes de voltar à bifolândia.

O tal canino inf esq ainda não está perfeito, mas moveu-se o suficiente para começarmos, devagarinho e com muita calma, a puxar os dentes centrais para trás.
Os buracos foram reduzindo em termos de tamanho (já não cabe lá um dente!) e desta vez tive direito a cadeia elástica em toda a dentição inferior, que é uma forma leve e lenta de iniciar alguma pressão e fechar mais um pouco.
Para já foi só em baixo porque não podemos correr o risco de os dentes superiores andarem primeiro (sim, eles em geral têm-se portando melhor, o maxilar inf é bem mais duro) e fecharem atrás dos inferiores na mordida (percebem o que estou a dizer?), portanto esses estão em stand-by (há meses... quem os manda serem tão diligentes?!).

Em Agosto a Dra está de férias (nunca dá consultas neste mês, que a Sra é um amor e também tem direito a descanso) e eu não venho a Portugal, sendo que a próxima consulta será para Setembro, na qual espero já notar alguma diferença e poder colocar arames grossos com "memória" (as cadeias não têm essa capacidade) em ambas as arcadas e aí sim, poder notar evolução significativa.

Fotos da praxe? Aqui estão elas:















Tenham um excelente Verão, até uma próxima!

4 comentários:

Ands disse...

Bem, os caninos só dão problemas! A mim é o canino sup direito, que ainda não está bem fechado e rompeu-se um elástico daqueles que puxam os dentes (se bem que eu uso elasticos diferentes dos teus o.o agora que vejo) xD
Tirando isso, parecem bem! Se bem que não sei ao certo o que é arames grossos com memória!

Anónimo disse...

Ola Joana. Leio o teu blog há muito tempo, pois (também há muito tempo) tenciono por aparelho. Depois de alguns meses lá me decidi.
Tenho aparelho há três dias (finalmente) e até agora a experiência não está a ser péssima, como eu julgava que ia ser.
Bem sei que o aparelho ainda não está todo montado, só tenho ainda os brackets superiores. Sei também que ainda vou ter de usar expansor palatino, coisa que me deixa muito assustada, pois já ouvi horrores sobre isso.
Mas pronto até agora é tudo suportável. Sinto a pressão normal e tenho algumas dificuldades em mastigar, mas pelo que li isso acontece a toda a gente.
O que me levou a deixar-te este comentário tem a ver com a limpeza e higiene da boca.
É super complicado limpar tudo na perfeição. Eu uso a pasta Elgydium, aconselhada a quem usa aparelhos ortodonticos e um elixir da mesma marca (penso que é igual ao teu). Comprei também uns escovilhões no Continente (não são de nenhuma marca conhecida), mas são pequeninos e vêm com uma tampinha, ou seja, ideais para trazer sempre comigo. Estou a pensar comprar um de uma marca melhor, talvez da Elgydium também, pois tem cabeças de vários tamanhos, o que é óptimo.
A única coisa que ainda não tenho é a unitufo, porque é difícil de encontrar (ou pelo menos eu não encontro em lado nenhum), achas que é uma escova essencial, ou dispensável?
Eu estou com algum medo de ficar com manchas nos dentes, pois fumo e bebo café (eu sei, é mau, mas muito necessário, para a minha vida de estudante) por isso todo o cuidado é pouco!
Desculpa o testamento, mas pronto tenho estas duvidas a perseguirem-me desde o dia que coloquei o aparelho, pois estava tão nervosa/ansiosa que nem me lembrei de perguntar tudo com tanto pormenor à Dra.

Beijinhos

P.S.: Estou a pensar criar um blog, também. Acho uma óptima forma de acompanhar a nossa evolução e trocar impressões com outras pessoas. O Teu é realmente fantástico!

Ana

Liliana disse...

Olá Joana,
Fui comentando o teu blog ainda que esporadicamente, uma vez que também uso (usava) aparelho. No dia em que fazia dois anos e meio de sorriso metálico tirei o meu aparelho e não podia estar mais satisfeita com o resultado. Irei continuar a acompanhar o teu blog :)
Beijos já não metálicos!!!

JoanaDC disse...

Ana:
A adaptação inicial ao aparelho pode ser incómoda (dificuldds em comer, fechar e mover a boca de forma esquisita, as feridas no interior dos lábios) mas passa num instante. Relativamente ao expansor palatino, sei que parece um instrumento de tortura medieval mas não é assim tão mau, conheço vários casos de sucesso e a parte boa é que por norma ele só é necessário durante uns 2 ou 3 meses.

Relativamente à higiene, não entres em pânico! Eu fumo e bebo café há uns 5 ou 6 anos, não tenho os dentes braquíssimos tipo celebridade mas também não estão manchados. A higiene é realmente MUITO importante e é o mais difícil de levar até ao fim com disciplina (quem é que vai pensar em lavar os dentes quando chega a casa às 8h da manhã perdido de bêbedo após uma noitada?!), mas vai valer a pena. O unitufo vende-se em farmácias, custa uns 5€ e é a escova menos importante, eu uso-a à noite quando passo tb a fita dentária, etc. Mas é boa para prevenir acumulação de tártaro entre o dente e a gengiva, que por acaso nunca tive. Quando tiveres muito metal, muitos elásticos, vais ver que surgem umas manchinhas e não tem a ver com fumar ou beber café (claro que não ajuda, obviamente), mas se tiveres uma dentista como a minha terás direito a umas limpezas esporádicas que deixam tudo limpinho a brilhar =)

Liliana: fico muito contente com o fim do teu tratamento e mais ainda por estares plenamente satisfeita com os resultados. Algures em 2012 também eu me verei livre dos metais. Continua a passar por aqui =)